terça-feira, 3 de junho de 2008

Especialmente para alguém especial...

A amizade às vezes nos prega peças. Silenciosamente prepara o terreno para algo a mais. Aos poucos tece confiança, afeto, lealdade, cumplicidade. A atração surge naturalmente, por conta do excesso de carinho, cuidado e momentos alegres. Mais do que isso, pela conexão ocasionada pela convivência.
Incrível como essa amizade trabalha devagar e com cuidado. Como quem cultiva um jardim desde o verão para vir a apreciar as flores somente na próxima primavera. No meio do percurso algumas pétalas parecem ter dificuldades em desabrochar. Mas faz parte do processo. Isso acontece só até que se descubra se gostam mais ou menos de água, mais ou menos de tomar sol. Desvendadas as preferências, estão prontas para florescer, sem maiores turbulências.
Aos poucos as características básicas de uma amizade são acrescidas de algumas outras vontades. O que antes era vontade de ligar, ver, conversar, passa a ser também vontade de tocar, sentir, abraçar, beijar. Silenciar diante a presença e deixar que o momento se encarregue do resto. “Senti meu corpo derretendo”, diria Júpiter Maçã, ou ainda “eu nem sinto meus pés no chão” delirariam os Mutantes. É justamente assim.
Depois disso vem o sorriso bobo, a risada advinda da mais sem graça das piadas. E passa a fazer muito sentido quando a Superguides canta que “agora todas as canções de amor fazem sentido”. Uma vez que, por mais ridículo que pareça, até as músicas mais toscas, de rimas mais clichês, inspiram identificações diante de vivências.
Mas toda essa preparação da amizade, facilita as coisas. Pois já se sabe e confia tanto um no outro que uma série de etapas são puladas, simplesmente fluem. “Eu não preciso falar e você está me entendendo/ Eu só preciso te olhar e sei o que está acontecendo”, diria Beto Bruno. É exatamente isso. O previsível pode perder a graça? Não mesmo. Ao contrário, torna-se surpreendente conhecer alguém ao ponto de adivinhar o que vai dizer ou de que forma vai agir em determinada situação. E um já aprendeu tanto a lidar com o outro, que não há mais motivos para divergências.
“Até parece um sonho mas estou acordado”, afirmaria Beto Bruno, ou “otra vez un sueño”, no caso do Ill Niño. Faço minhas as palavras deles, tamanha a intensidade dos sentimentos. Inimagináveis antes de senti-los. Tão intensos quanto arrepios que emergem de suspiros ao pé do ouvido.
"Se você quiser eu vou te dar um amor desses de cinema/ Não vai te faltar carinho, plano ou assunto ao longo do dia.” Quem acreditaria em tais versos de Vanessa da Mata? Pois com alguém especial podem se tornar totalmente literais.
Surpresa e certo medo surgem com uma amizade que ultrapassa para uma nova fase. Porém, tudo se tranqüiliza quando se percebe que a amizade prevalece independente de qualquer coisa, até porque foi ela quem uniu. Por isso continua intacta na essência, apenas com alguns detalhes a mais.