quinta-feira, 25 de junho de 2009

Inegavelmente, o Rei do Pop


Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2009, aos 50 anos, o Rei do Pop, Michael Jackson, deu adeus a milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro.

Cresci ouvindo os cássicos Beat it, Trhiller, Bad, assistindo ao filme Moonwalker. Sempre gostei das músicas e das danças. Passei a admirar tanto as coreografias dos clipes, que consegui decorar parte da famosa coreografia dos zumbis (ainda aprendo por completo) e cheguei a sonhar que perguntei ao próprio, se foi algum tipo de efeito ou se foi real, o trecho de Smooth Criminal em que ele e os dançarinos se inclinam para frente e não caem.

Contudo, somente de alguns anos para cá é que fui me dar conta da dimensão e da importância que o ícone Michael Jackson teve para a música pop. Ele inovou, principalmente, com seus passos de dança, únicos, e seus vídeo clipes, que eram, praticamente, curta-metragens. Ele realmente tinha domínio sobre o que fazia, manjava da música pop como ninguém. Foi um artista completo, se dedicando a tudo que estava ligado a sua música: composição, coreografias, produção de vídeo clipes e de suas marcas registradas, como a luva e o passo moonwalk. Não é atoa que se tornou uma referência e segue influenciando artistas de diferentes estilos. Seu talento já estava mais do que provado desde a infância, com os Jackson Five.

Teve nos anos 80 o auge de sua criatividade artística e sucesso, em que produziu Thriller, o álbum mais vendido da história, tendo ultrapassado a marca de 106 milhões de cópias. Infelizmente, anos depois, teve uma carreria conturbada, envolvimento em escândalos, processos e gerou toda uma polêmica em torno de sua aparência. Até hoje não se têm uma explicação concreta do que aconteceu com sua pele, que ao sofrer uma metamorfose, de negra se tornou branca.

Apesar dos pesares, ele revolucionou o mundo pop, isso é inegável. Fica aqui uma singela homenagem ao eterno King of Pop.

Estes são meus preferidos:





quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jogaram meu diploma no lixo!


Faz tempo que se discute sobre a não obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão de jornalista. Eu nunca liguei muito para isso, porque estava certa de que isso não seria aprovado. Mas para a minha surpresa, o ministros do Supremo Tribunal Federal, que não deviam ter muito o que fazer por lá ontem, decidiram que o diploma não é mais obrigatório para o exercício da profissão jornalística.

O que devo faço com o meu diploma então, quando me formar em jornalismo no final deste ano? Jogar no lixo, eu acho!

Um dos argumentos dados pelos ministros, foi de que a obrigatoriedade do diploma, fere a liberdade de expressão. Acho que alguém tem que explicar lá no STF que há uma grande diferença entre EXPRESSÃO e INFORMAÇÃO. Uma coisa é uma pessoa tere liberdade para opinar sobre diferentes assuntos, ou seja, se expressar, outra coisa bem diferente, é uma pessoa estar preparada para investigar, apurar e saber ouvir dois lados de um mesmo fato, enfrentar saias justas em entrevistas e ainda assim conseguir informações de uma fonte, editar e redigir notícias mantendo a ética e o distanciamento dos fatos, para poder informar.

Junto com meu diploma, não vou esquecer de mandar pelo ralo também as teorias da comunicação, a semiótica, as técnicas de entrevista e reportagem, o lead, a pirâmide invertida, enfim, todo o tempo e dinheiro investidos em um diploma que acaba de ser rasgado pór Gilmar Mendes e seus companheiros.

Talvez essa seja mais uma das medidas que não são levadas ao pé da letra na prática. Mas não deixa de ser uma falta de repeito com quem perde 4 anos da vida se dedicando para ter uma profissão. Espero que as empresas de comunicação boicotem esta medida e somente aceite profissionais de fato para exerceram o jornalismo.

Bom, sendo assim, já posso mudar minha descrição no perfil do blog de "aspirante a jornalista", para "jornalista por auto-intitulação e com o diploma jogado no lixo". Ah, e antes que eu esqueça, vou ali buscar meu registro de jornalista e já volto!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Músicas especiais para um dia especial




*Feliz dia dos namorados, especialmente para meu namorado! Klaus, te amo!


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Beatles em versão video game


No último final de semana decobri o melhor jogo de video game que já inventaram: Guitar Hero! Bem faísca atrasada né, porque o jogo surgiu em 2005. É que como não sou muito ligada em joysticks, sempre ouvi falar do jogo e tinha vontade de jogar, mas só agora tive a oportunidade de ser apresentada pessoalmente a ele.

O jogo é super legal, pois mesmo sem saber tocar uma nota, qualquer pessoa pode se sentir um herói da guitarra tocando Black Sabbath, Iron Maiden, Rolling Stones, Metallica, Queens of the Stone Age, SlipKnot e até Stevie Ray Vaughan . Perfeito para mim, que deixei o violão meio de lado ultimamente e nem sei tocar grande coisa. Além disso, o Guitar Hero realiza o sonho, ainda que virtualmente, de todo o apreciador de rock: o de ter uma banda. Assim, a banda virtual do jogo vai evoluindo de acordo com a tua performance ao tocar as músicas. Começa com pequenos shows, depois é possível tocar em grandes locais, fazer vídeo clipe e vencer duelos de guitarra contra Tom Morello (Raige Against The Machine e Audioslave) e Slash (Guns n' Roses). Para tocar, ou melhor, jogar pode-se usar a forma convencional com ocontrole ou com uma guitarra especial para o jogo.

Gostei muito do jogo e das músicas, mas confesso que senti falta de pelo menos uma dos Beatles... Eis que fico sabendo essa semana que acaba de surgir um jogo só com músicas dos Beatles! Andava correndo uns boatos por aí sobre isso, mas na última terça-feira Paul McCartney e Ringo Star participaram da apresentação do jogo em uma feira de video game de Los Angeles. O Rock Band: The Beatles, criado pelo concorrente do Guitar Hero, vai fazer um apanhado da história dos garotos de Liverpool, passando por todas as fases de sua carreira. Desde os primeiros shows no Cavern Club até o último, no terraço do prédio de sua gravadora, onde tocaram Get Back. O jogo tem o lançamento previsto para setembro deste ano.

Confira o trailer do Rock Band - The Beatles

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Onde está Wally? No cinema!


Quem que hoje tem vinte poucos anos, e que na metade dos anos 90 não acordava cedinho para grudar na tela da TV e encontrar um simpático carinha que usava touca e camisa listrada de vermelho? Pois para a alegria dos marmanjos saudosistas, ele está de volta e agora em telona! Pois a Univeral Pictures vai levar Onde Está Wally? para o cinema.

De acordo com o que tem circulado na internet, o personagem criado pelo ilustrador britânico Martin Handford em uma série de livros, posteriormente transformados em desenho animado, tem agora, no filme, 30 anos e viaja em uma máquina do tempo com defeito, ativada por engano. Na película devem entrar as personagens do livro Odlaw, o arqui-rival de Wally; Wanda, o amor secreto de Wally, e a sua irmã, Wilma. Aparecem ainda Woof, o cão de Wally; e Wizard Withbeard, um feiticeiro; e os Wally Watchers.

Onde Está Wally - O Filme, será produzido por Chris Meledandri e ainda não tem data prevista para estreia. Enquanto isso, para matar a saudade, aproveita e procura o Wally na imagem aí em cima!