quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CowParade - A Arte Tomou Forma de Vaca e Invadiu Porto Alegre

Obra: A Vaca Foi pro Beco; Artista: Andrey Damo
Tá bom, eu sei que não se fala em outra coisa. Mas depois que eu vi as vaquinhas eu me apaixonei e preciso falar também. Nos últimos dias, um rebanho de arte invadiu Porto Alegre. Certamente, você que circula pela cidade, já se deparou com uma das 81 simpáticas e coloridas vaquinhas, pois elas estão espalhadas por todos os lados. É a CowParede, uma mostra itinerante que acontece em todo o mundo, com o objetivo de, praticamente, tirar a arte de dentros de museus e levar para as ruas. Além disso, após o período de exposição, as vacas são leiloadas e a renda é destinada a instituições de caridade. Quem está patrocinando esta edição do evento é a Mu-Mu, nada mais propício que uma empresa que tem como símbolo aquela famosa vaquinha preta com um flor vermelha na boca, apoie uma mostra de vacas.

A vaca foi escolhida como objeto de trabalho para o artistas, por tudo o que representa ao redor do mundo, sendo considerada sagrada em alguns países, histórica em outros, mas, principalmente, por despertar simpatia por quem a observa. E, também, por ser o animal que daria maior liberdade para os artistas trabalharem, por suas formas e amplitude.

As vaquinhas feitas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais. Além de pintores, escultores, artesãos, arquitetos e designers profissionais, a CowParade também oferece a oportunidade para que amadores mostrem seu trabalho, desde que apresentem um projeto criativo para a seleção.

A CowParade já passou por 55 cidades de todo o mundo, desde 1999. Aqui no Brasil, ela esteve em São Paulo (2005), Curitiba (2006), Belo Horizante (2006) e Rio de Janeiro (2006). Em Porto Alegre, as vaquinhas poderão ser vistas até o dia 20 de novembro, nestes locais. E quem ficar com vontade de levar uma delas para a casa, mas não tiver poder de barganhar uma no leilão, pode adquirir uma miniatura aqui ou nas melhores lojas de presentes do país.

Confira algumas das mais fofas e criativas:
Obra: Vaclown; Artista: Daniel Lion 
Obra: Cowstelação; Artista: Letícia Poyastro e Diego Moura
Obra: Os Prazeres da Carne; Artista: Mariana Couto Schmidt
Obra: Vacavatar; Artista: Mirele Riffel
Obra: Vacas Enfileiradas; Artista: Renato Maurina Rôa
Obra: ZH Dominicow; Artista: Rodrigo Oliveira
 
Obra: Mu-Mu; Artista: Bendito Design

Nenhum comentário: