quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Perguntas que não querem calar


Desde que comecei a trabalhar com monitoramento e decupagem de telejornais, passei a ficar mais por dentro do que acontece na política, principalmente aqui do estado. Como a liguagem de tv é mais simples e clara, comecei a entender melhor algumas politicagens. Mas mesmo assim, tem coisas que não entram na minha cabeça. Algumas perguntas não querem calar...

  • Por que deputados gastam tanto tempo fazendo e votando projetos como o dia da Ioga no estado; proibir restaurantes de darem brinquedos de brinde com lanches; oficializar a festa do búfalo no rolete, entre outros, ao invés de pensarem em algo que realmente faça alguma diferença na vida da população?
  • Por que se gasta milhares e milhares de reais com escolta para marchas do MST, ao invés de investirem este dinheiro nas tais terras que eles tanto buscam?
  • Por que o Movimento dos Trabalhadores Desempregados, perde tanto tempo organizando manifestações, enquanto poderiam estar procurando emprego?
  • Por que político que desvia dinheiro público, mesmo que seja condenado, raramente cumpre a pena e ainda não devolve o que roubou, para ajudar a diminuir o déficit do orçamento do estado?
  • Por que os responsáveis pelas instituições onde acontecem fraudes e mais fraudes, nunca tem conhecimento do que acontece sob suas próprias barbas?

  • Por que, mesmo com tanta repressão contra a pirataria no ccentro de Poa, constroem um camelódromo, sendo que camelôs trabalham basicamente com venda de produtos piratas?

Permanecem as incógnitas.

sábado, 24 de novembro de 2007

Um pouco de cultura para Gravataí


E não é que o pessoal de Gravataí está se puxando na organização de eventos culturais!? A Feira do Livro, que começou no dia 20/11 e vai até o dia 25/11, está com uma vasta programação. Entre as atrações bate papo com Ruy Carlos Ostermann e Tabajara Ruas, Martha Medeiros, Gabriel, O Pensador, Tico Sta. Cruz, Thaíde, Nei Lisboa e J. A. Pinheiro Machado. Fora as contações de história, oficina musical com Marcelo Delacroix e espetáculos teatrais.
Paralelamente à Feira, acontece o Encontro Internacional de Educação, do dia 21/11 à 24/11. Este, oferecedo oficinas, conferências e shows com Claus e Vanessa, Fresno, Gabriel, O Pensador, entre outros.
Pena que a maior parte da programação acontece durante o dia, deixando a classe trabalhadora de fora.
Uma das atrações de maior participação do público, foi o bate papo com o escritor e jornalista, Fabrício Carpinejar e o sarau, com o próprio, mais o músico Frank Jorge. Não consegui pegar o início do blá blá blá, mas deu para perceber que descontração e coloquialidade de Fabrício, contagiou os espectadores, que interagiram na conversa que, entre outros assuntos, abordou relacionamento e comportamento hetero e homossexual.
Logo após, o Frank subiu no palco acompanhado de sua guitarra e seu típico jeito tímido. O Fabrício, pelo contrário super à vontade, colocou um aperuca loira e um óculos escadaloso e foi para o meio do pessoal cantar e dançar entre leituras e canções sobre sacanagem e breguices em geral.
Foi bonito de ver todos interagindo e se divertindo. Me perguntava se o Fabrício e os mais saidinhos que cantaram e dançaram Sandra Rosa Madalena no palco para disputar um livro, já tiveram aulas de teatro.
A Fundarc, Fundação Municipal de Arte e Cultura está de parabéns pelas atrações, mas da próxima devem intensificar a divulgação.

A programação completa da Feira do Livro e do Encontro Internacional de Educação pode ser encontrada no http://www.gravatai.rs.gov.br/.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Adoro surpresas!


Eu vivo afirmando para mim mesma que vou parar um pouco de relatar causos da minha vida e escrever sobre assuntos gerais, fatos da atualidade, e blás, blás, blás... Mas este eu não poderia ignorar...
Para variar, o causo envolve meu queridos amigos, que me fazem tão feliz.

Estava tudo certo para irmos na exposição da RBS, no feriado de finados. Ainda confirmei com a Amanda e com o Klaus pela manhã, só não falei com a Ali. Às 13hs o Klaus passaria para me pegar,já trazendo a Ali. Mas ele simplesmente não apareceu, não deu sinal de vida, não atendeu o telefone. Fiquei bem braba, até porque não foi a primeira vez que ele me deixou esperando.
No final da tarde ele bem que me ligou, várias vezes, mas eu não atendi. Depois de umas 2 horas, resolvi atender. O que aconteceu foi que ele ficou doente, tomou uns remédios e dormiu a tarde inteira. Tá certo, mas poderia ter avisado que não estava bem. Pô, não me dar nem sinal de vida!?
Chegou a noite, a Amanda foi me buscar, nem que fosse para fazermos nada juntos. Fomos, supostamente, buscar o Klaus. Entrei na garagem da casa dele de cabeça baixa e demorei uns 3 minutos para perceber o cartaz na porta: “Olá Lizzý! Entre!” Entrei e tinha outro cartaz que indicava para eu seguir em frente. E assim foi, sucessivamente, com flechas psicodélicas, enfeites de papel higiênico no corrimão da escada, cartazes com frases do tipo “te quiero”, “perdona-me”, “meu coração por ti bate, como caroço de abacate”. Na última porta, um quartinho todo enfeitado com cartazes de frases e histórias que vivemos, mais papel higiênico, desta vez tiras que caiam do teto, ao som de Leave Before The Li, do Arctic Monkeys, a minha música preferida da última semana. Que mágico! Parecia cena de filme! Quem faz esse tipo de coisa na vida real? Ah, esqueci que tenho amigos surreais!
Capazes de se ver todos os dias e ainda ter assunto para falar no telefone mais umas 3 vezes, por trinta minutos, uma, duas horas!! Mesmo que seja de madrugada!!
Que fazem ôla na beira da faixa, as 3 da manhã.
Que jogam futebol no parcão às 3 da manhã!!
Que dormem no sofá para me ceder a cama.
Que são parceiros para fazer todas as viagens, jargões e dancinhas que inventamos, onde quer que seja!
Que dividem muitas, muitas, mas muitas risadas!!

Sempre penso que amigos são como uma família que temos a oportunidade de escolher. E a minha é a melhor do mundo!

Nem sei como posso recompensar a surpresa que vocês prepararam pra mim!
Adoro vocês!
Aí vai uma música em homenagem à toda minha "família"!
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Porque a gente sabe, que a gente sabe demais, sobre nós dois
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Porque a gente sabe, que a gente sabe demais, sobre nós dois
Conte comigo se você precisar, de um amigo para desabafar, noite e dia, toda hora pela madrugada
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Porque a gente sabe, que a gente sabe demais, sobre nós dois
Talvez você não irá encontrar, alguém com quem você possa falar, noite e dia, toda hora pela madrugada
Hey, eu quero ser seu amigo de novo(eu disse:)
Hey, eu quero ser seu amigo de novoPorque a gente sabe, que a gente sabe demais, sobre nós dois
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
Hey, eu quero ser seu amigo de novo
de novo
*Cachorro Grande - Hey Amigo