quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os fascínios da noite


A noite me fascina. Desde mais ou menos os 12 anos, pelo que eu me lembre, gosto de ficar acordada até a madrugada. Mesmo gostando de aproveitar as primeiras horas de uma bela manhã de verão, o frescor do anoitecer acaba me convencendo a trocar o dia pela noite. Claro que isso só é possível quando não se tem trabalho ou aula no outro dia. Por isso, aproveito ao máximo minhas madrugadas de feriados ou finais de semana.
Nunca soube explicar direito porque é tão bom passar a madrugada toda em claro. Mas, em uma madrugada dessas me surgiram prováveis explicações.

À noite não se têm pressa. Ela não exige a correira que o dia nos obriga, pois, fora o compromisso com o sono, que vai depender de cada pessoa, não se têm afazeres a cumprir na magrugada. E como é bom poder fazer qualquer coisa sem depender do relógio. Poder comer sem pressa, jogar horas de conversa fiada - até porque é na madrugada que nossos pensamentos se abrem para maiores reflexões e filosofias de mesa de bar (pelo menos é essa a impressão que eu tenho) -, poder assistir a incontáveis filmes, assistir televisão até encher o saco, poder ler uma revista inteirinha em pleno silêncio. Aliás, está aí mais um benefício da madrugada: o silêncio. À noite, quando a maioria opta pelo travesseiro, é o melhor horário para realizar atividades que exijam concentração, como a leitura, ou simplesmente para dedicar um pouco de tempo para "ouvir" o silêncio. E o melhor de tudo: sem ninguém pra te encomodar. O que dá uma sensação única de privacidade.

Até o trânsito melhora na madrugada. Pois, além dos festeiros de plantão, poucas pessoas circulam a altas horas da noite, seja com ou sem carro. E isso permite uma sensação de liberdade sem igual.

Aliás, liberdade é a grande chave dos fascínios da noite. Somente à noite podemos ter uma amostra uma pouco mais real do que seria a liberdade.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

De cara nova

Chega uma hora em nossa vida em que enjoamos da mesmice e temos vontade de mudar: mudar o cabelo, renovar o guarda-roupas, trocar a cor das paredes, enfim, nos reformular, seja visualmente ou mentalmente. Assim como tudo na vida, chegou a hora de uma reformulada no visual do She Blogs. Por isso, mudamos o layout, mas preservando as antigas cores e a essência do conteúdo. Queremos sua opinião sobre a nova cara do She Blogs, respondendo a enquete ao lado.

Sobre o Gravacine...

Só para registrar, fui ao Gravacine no sábado. Assisti aos 6 curtas da tarde dos quais destaco Caiu na rede é gente- um documentário sobre surfistas que perderam a vida devido a atividade de pescadores -, do diretor gaúcho, Daniel Athanasio; A incrível história de Coti: Rambo do São Jorge - um documentário sobre um admirador dos filmes do Rambo, que mobilizou o bairro onde mora para realizar filmes caseiros em que interpreta o famoso pernonagem do cinema. Uma obra! Vale à pena procurar no You Tube -, do diretor Amazonense, Anderson Mendes; e Vida Maria - uma belíssima animação, que retrata a vida das mulheres do sertão -, do diretor Marcio Ramos, do Ceará.
Para encerrar a noite, foi exibido o longa gaúcho 3 Efes, de Carlos Gerbase. Este último também vale à pena conferir. Trata-se de uma comédia dramática que aborda dificuldades afetivas e econômicas de personagens com problemas comuns a todas as pessoas: garantir um emprego, um relacionamento, enfim, necessidades básicas do ser humano. É uma pena que este tipo de evento seja pouco prestigiado pelos gravataienses, que ocupavam em pequeno número (acredito que não mais do 150 pessoas) o Teatro do SESC Gravataí, no sábado. Acaba sendo como uma bola de neve: reclama-se que o município promove poucos eventos culturais, mas quando promove poucas pessoas comparecem. É um problema cultural.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dica para os gravataienses de plantão


Para quem (assim como eu) reclama que Gravataí não tem nada pra fazer e que quase não promove eventos culturais... aí está o que você queria! No próximo fim de semana, 8 e 9 de novembro, o SESC Gravataí promove o 1º Gravacine - Mostra de Cinema SESC Gravataí.

A programação conta com apresentação de curtas e longas-metragens, mesa redonda e homenagem a ator local. E o melhor: tudo de graça! Basta se inscrever aqui: http://www.gravacine.com.br/