sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oscar 2011


Depois de tanto tempo sem escrever nada por aqui - o que chega a ser uma vergonha - só mesmo um motivo de força maior para eu criar vergonha na cara: a entrega do Oscar 2011. E este ano eu não poderia deixar de dar meus pitacos, porque consegui assistir todos que concorrem ao prêmio principal.

Para começar, tenho que recordar a frase dita por José Wilker no Oscar do ano passado. Segundo ele, o grande vencedor de 2010 poderia definir os caminhos do cinema dali para frente: se penderiam para o lado dos efeitos visuais - no caso de ganhar Avatar -, ou se seguiriam para o ramo das ideias - se ganhasse Guerra ao Terror, como de fato aconteceu. Apesar de muitos lançamentos em 3D, principalmente de animações, os indicados deste ano nos mostram que o cara estava certo mesmo. A grande festa do cinema deste ano nos brinda com histórias muito mais para se pensar do que para, simplesmente, olhar.

O que mais chama a atenção nos concorrentes deste ano são as grandes atuações. Atores e atrizes em um grande momento de suas carreiras, dão uma colabporação brilhante aos indicados. Também vale destacar o tino para histórias atuais, como o caso de A Rede Social e Minhas Mães e Meu Pai, o primeiro sobre o boom do Facebook e o segundo sobre uma família homosexual, comandada por duas mães. São filmes produzidos por quem teve tino para documentar acontecimentos e fenômenos vivenciados em nosso momento atual. Dito isso, vamos aos meus favoritos.

Minha posta para Melhor Filme é O Discurso do Rei. Se me perguntassem se uma história sobre gagueira poderia render um bom enredo para um filme, certamente eu diria que não. E é por isso que a trama que narra a trajetória do rei George VI surpreende. Por conseguir prender a atenção, divertir e, por que não, até comover, a partir de um contexto aparentemente tão banal. E é também por isso que gostaria que Tom Hooper levasse a estatueta de Melhor Direção, por conseguir dar a consitência e o ritmo que a telona merece, à história de uma gago em busca de tratamento. Porém, quem tem sido mais cotado pelos críticos para direção é David Fincher, por A Rede Social.

Quanto ao Ator Principal, fiquei no dilema entre Colin Firth, que interpretou brilhantemente o gago da corte, e James Franco, este que, em 127 horas, nos imergiu em todo o tipo de emoção e sensação possível, na tentativa de ser fiel à história real e impressionante, vivida por Aron Ralston. Mas quem tem mais chances este ano parece que é mesmo Firth, devido ao fato de que a Academia ficou, praticamente, em dívida com ele por não tê-lo contemplado no ano passado. E também, temos que concordar que virar um gago da noite para o dia, não é fácil.

Para Melhor Atriz, na minha opinião, é indiscutível que Natalie Portman está, praticamente, com o pequeno homem de ouro na mão. Ela carrega Cisne Negro nas costas com mais uma de suas brilhantes atuações. Já está mesmo na hora de ser reconhecida com o maior prêmio do cinema. Fez uma bailarina impecável. Com uma graça de movimentos que, falando como leiga em dança, posso até estar exagerando, mas convenceria até o Ballet Bolshoi. Apesar de ser um grande filme, que passa tensão do começo ao fim, e ainda te deixa sem saber até onde há ficção dentro da ficção, não acredito que mereça o grande prêmio. E quer saber por quê? Porque simplesmente prefiro O Discurso do Rei!

Mais uma dúvida surgiu para me decidir quanto ao Melhor Ator Coadjuvante. Geoffrey Rush está impecável como o especialista que resolve o problema do gago Real. Mas Christian Bale ganha o espectador de O Vencedor desde sua primeira cena. Aliás, sua atuação é o que o inssoso filme apresenta de melhor. Como um ex-lutador decadente e totalmente junkie, mostrou versatilidade e parece que, finalmente, vai conseguir deixar de ser lembrado tanto pela sua atuação como Batman. Deve arrematar este!

Para mim, Hailee Steinfeld deve ganhar o prêmio de Atriz Coadjuvante, por Bravura Indômita. A jovem que mostrou o lado feminino do Western, que também pode ser corajoso e bravo, como o próprio nome do filme sugere. Deixou claro o pulso firme e blefes, audaciosos, como o típico estilo cinematográfico exige.  Mas também deixando, às vezes, escapar o olhar frágil e sensível de uma garota de 14 anos.

O Melhor Roteiro Original deve ser de A Origem, e bota original nisso. A trama totalmente maluca, consegue envolver e, apesar de ir nos levando para uma história dentro de outra, a sequência não deixa ninguém no vácuo. Apesar de não gostar muito deste tipo de enredo, me convenceu.


Como Toy Story também está na disputa pelo maior prêmio da noite, provavelmente receberá o de Melhor Animação. É realmente uma bela e divertida história, que ao contrário de muitas que resolvem se prolongar por duas ou três sequências, não perdeu a qualidade. O que deixou a desejar foram os efeitos em 3D, que parece ter sido mais um dos que aproveitaram a onda para aumentar a receita com bilheteria.

Um categoria que eu gosto muito e que tem tido cada vez produções mais legais é Curta-Metragem de Animação. Estes têm aberto muitos longas também de animação e, muitas vezes, acabam sendo tão bons ou até melhores do que o filme principal. Apesar de não ter assistido todos da categoria, gostei muito de Day & Night, uma produção com senso de oportunidade, que soube aproveitar de uma maneira super criativa o recurso da terceira dimensão.

Infelizmente, uma grande produção de um, igualmente, grande diretor, Martin Srcosese, que ficou de fora do Oscar deste ano foi Ilha do Medo - péssima tradução para Shutter Island, que deu uma impressão totalmente errada sobre o filme. O longa é incomparavelmente melhor do que muitos dos concorrentes a Melhor Filme, como O Vencedor, Minhas Mães e Meu Pai e Inverno da Alma, por exemplo. Tudo bem que a premiação não teria como abranger todas as produções, até porque neste ano não tivemos assim nenhuma se se sobressaísse tanto sobre a outra. Mas foi uma tremenda injustiça com o thriller psicológico.

Para quem ainda não assistiu todos, recomendaria como top five: O Discurso do Rei, Cisne Negro, 127 horas, Toy Story e A Rede Social.

Ainda dá tempo de assistir alguns. Corram, assistam e façam suas apostas.

Um comentário:

Amanda Porterolla disse...

Vivaaaa!!! Atualizadooo!!!

E a senhorita só me dando gelo o fim de semana inteiro, né??? Tá certooo....!!! Hehehehehehe!!! Mas eu só queria trovar mesmo. Te ligarei de novo e não desistirei tão fácil! hehehe!!! bjsss!!!!!